Formación

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB espera receber mais de 800 participantes de todo

(CNBB Sul 3 – Brasil) – A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) espera receber mais de 800 participantes de todo o Brasil para o 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), de 14 a 17 de julho, em Aparecida (SP). Os interessados devem fazer inscrição até 31 de maio.

 

Estarão presentes o presidente da Comissão para a Comunicação, dom Darci José Nicioli, arcebispo eleito de Diamantina (MG); e os membros, dom Devair Araújo, bispo auxiliar de São Paulo, e dom Roque Costa Souza, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

 

Com o tema “Comunicação e Liturgia”, o evento tem como objetivo aprofundar a compreensão e o serviço da comunicação no campo da Liturgia da Igreja. Durante o encontro, estão previstas quatro conferências e seis seminários temáticos, com presença de estudiosos e especialistas em Comunicação e Liturgia.

 

Doutor em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, de Roma, frei José Ariovaldo abrirá o encontro, no dia 14, com a conferência “Comunicação e celebração litúrgica”. O bispo de Paranaguá (PR), dom Edmar Peron, abordará o tema “Comunicação e anúncio da Palavra”. O artista plástico Claudio Pastro, autor de trabalhos em igrejas de vários lugares do país, falará sobre “Comunicação e linguagem visual”. O doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (RS), Moisés Sbardelotto, apresentará a temática “As novas tecnologias e a Liturgia”.

 

De acordo com o assessor nacional da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Rafael Vieira, mais de 600 participantes, de diversas regiões do país, já estão inscritos.

 

“Nesta reta final, precisamos ficar atentos a todos os detalhes. Temos procurado manter contato com todos os que vão colaborar na reflexão sem tirar os olhos da lista de inscritos procurando formatar a logística para que todos sejam bem acolhidos e possam se aprofundar no tema proposto”, explica o assessor.

 

Além disso, o sacerdote ressalta que o Encontro Nacional busca articular e animar a Pastoral da Comunicação na Igreja.

 

“A convivência entre os participantes deve ser muito valorizada num encontro como este, que é fruto da caminhada da Pastoral da Comunicação. Além do importante lado formativo, essa ocasião em que os agentes se encontram, deve ser aproveitada para ampliar a rede de contatos. Desejamos que esse encontro seja bem proveitoso e que as pessoas procurem minimizar os problemas, queiram colaborar com o bom êxito do evento e façam uma experiência de alegria em conviver e celebrar a nossa missão de comunicadores de Jesus e do Evangelho”, pontua padre Rafael.

 

Inscrições pelo hotsite: encontronacionalpascom.cnbb.org.br

Deja una respuesta