Brecha digital

Brasília entra na era digital

Estima-se que 1,25 milhão terão acesso à programação aberta em formato digital.

(SIGNIS Brasil).- Com o desligamento da TV analógica na quinta-feira, a população de Brasília e de nove cidades do entorno do Distrito Federal  passaram a experiência digital. São 13 geradoras e 12 retransmissoras de TV locais que aderiram à mudança.

 

A portaria que autoriza o fim das transmissões analógicas foi assinada pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em cerimônia que reuniu representantes da radiodifusão, das teles, da Anatel e do MCTIC.

 

Para Kassab, a experiência de Brasília será teste para o restante do país.

 

“Depois de semanas de muita tensão por conta da expectativa desse dia – onde existiram muitas preocupações, que foram superadas – hoje podemos dizer que o Brasil passa a contar com um projeto piloto devido à dimensão do DF. Aqui foram encontradas diferentes situações que serão essenciais para o desligamento em São Paulo”, afirmou.

 

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, destacou que a mudança representa mais de 1,25 milhão de domicílios, sendo 947 mil em Brasília e 310 mil nas cidades do entorno com programação da TV aberta em formato digital.

 

Também estiveram presentes no ato de assinatura a secretária de Comunicação do MCTIC, Vanda Bonna, o secretário de Telecomunicações, André Borges, o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, o presidente do Fórum Brasileiro de TV digital, Roberto Franco, o presidente da AVEC, Flávio Lara Resende, e o presidente da Abratel, Luiz Claudio Costa.

 

Nos próximos 30 dias, a EAD (Entidade responsável pela digitalização no Brasil) trabalhará para alcançar as 58 mil famílias que têm direito ao kit gratuito com conversor e antena digital.

 

As emissoras de TV de Brasília devem transmitir, por 30 dias, uma cartela fixa com avisando sobre o desligamento, além de mostrar como sintonizar o canal digital.

 

A próxima cidade a se despedir do sinal analógico será São Paulo, em março de 2017. A primeira fase do desligamento no estado atingirá 39 municípios, contando com a capital.

 

RCR/ABERT

Deja una respuesta