Pastoral de la comunicación

Diretório de Comunicação da CNBB: leitura indispensável para quem quer evoluir a comunicação católica

(Parresia Comunicação.- Brasil) – A comunicação é parte indissociável da Igreja Católica, que tem como missão osacerdócio, a profecia e a pastoral evangélica. Acompanhar a evolução dos aspectos comunicacionais é, mais do que nunca, fundamental para promover a evangelização frente a uma nova cultura midiática, que apresenta novas linguagens, processos e paradigmas. E preciso cuidar da comunicação católica.

 

Documentos oficiais da Igreja sobre esse tema apontam para a importância da formação e educação em comunicação, como via de apropriação de conhecimento e exercício adequado das suas ferramentas. É preciso conhecer e evangelizar dentro da cultura midiática, garantem os religiosos especialistas na área. Mas por onde começar? Onde os comunicadores católicos encontram orientações para compreender e desenvolver a comunicação dos regionais, das paróquias e dioceses nesse cenário tão singular?

 

Inspirado na prática e na vivência da comunicação católica da Igreja no Brasil, o Diretório de Comunicação da CNBB destina-se aos responsáveis pela condução das práticas de comunicação nos diferentes âmbitos da vida eclesial e nas relações da Igreja com a sociedade. Seu principal objetivo é motivar a Igreja a uma reflexão sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nas relações entre seus membros, nos processos de evangelização e no diálogo com a comunidade.

 

O conteúdo do Diretório serve como base para a formação de sacerdotes, religiosos e leigos, oferecendo elementos para a produção de conteúdo e utilização das multimídias, no intuito de fortalecer a Pastoral da Comunicação em todos os seus níveis e projetos.

 

O texto não tem a pretensão de ser um conjunto de normas a serem seguidas ou um manual à prática comunicativa. Sua contribuição é de caráter indicativo e motivadore está atento aos apelos da Santa Sé no sentido de que seja promovido, em todas as instâncias da Igreja, um processo de estudo e reflexão sobre os desafios que a realidade contemporânea traz para a sua missão evangelizadora.


Para saber um pouco mais sobre como organizar a comunicação da sua paróquia ou diocese, baixe gratuitamente nosso E-book “Passo a passo para organizar a comunicação da sua instituição católica”.Clique aqui para baixar

 

Deja una respuesta