TECNOLOGÍA

O que é Hiper-realidade, e o quanto estamos perto dela com a realidade virtual

(OptClean – Brasil) – Provavelmente você tenha visto um pequeno filme, feito por Keiichi Matsuda que mostra a sua opinião sobre a hiper-realidade. Mas afinal, o que é de fato a hiper-realidade, e isso pode realmente acontecer com arealidade virtual?

 

No pequeno filme, uma mulher sai às ruas e anda de ônibus e vai ao supermercado. Algumas atividades rotineiras são feitas ao longo do pequeno vídeo, como conversar com o seu chefe através de vídeo chamada, joga um joguinho virtual e adota um cãozinho avatar na loja.

 

As falhas da hiper-realidade começam a aparecer, e então ela é roubada nos seus créditos e tem inclusive a identidade roubada, voltando a um mundo sem a tecnologia. Por fim, a mulher entra em uma igreja e adquire o primeiro nível católica depois de ter a sua identidade roubada de maneira bastante agressiva.

 

Você se sente imerso em um ambiente de reality Show tecnológico, com anúncios que se sobrepõem em tudo à sua volta, além de informações em detalhes, como indicações de saída, de localização, entre muitas outras coisas.

 

Se quiser assistir o vídeo, ele segue logo abaixo.

Mas final, o que é a hiper-realidade?

 

Do inglês “Hyper-Reality”, a hiper-realidade é uma nova visão do futuro, em que a realidade virtual funde-se com a vida real, e a cidade fica saturada de meios de comunicação.

 

Na Wikipedia, hiper-realidade é o conceito que se aplica à filosofia contemporânea. Em semiótica e na filosofia pós-moderna, o hiper-realismo (não confunda com surrealismo) é um termo para descrever um indício de uma expansão da cultura pós-moderna.

 

E esse é o futuro que nos aguarda? Tudo indica que a hiper-realidade é inevitável, mesmo que o Google Glass não tenha sido um grande sucesso, mecanismos de realidade virtual tem aumentado nos últimos anos, e esse vídeo nos preocupa de fato com isso.

 

E você, o que acha da hiper-realidade? Ela se tornará real nos próximos anos, ou não passa de uma utopia? Deixe seu comentário logo abaixo.

 

 

Deja una respuesta