Pastoral de la comunicación

Brasil. Pascom de Teresina relata encontro com participação de Ir. Helena Corazza

(PASCOM – Brasil).- A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Teresina realizou no último final de semana (21 e 22) o primeiro Encontro Arquidiocesano da Pascom com o tema “Comunicação entre as pastorais: luz, ação e desafios”. O evento contribuiu de forma significativa para a caminhada missionária e maior integração entre os membros da Pascom e demais grupos e serviços da Igreja e contou com a assessoria da Ir Helena Corazza, presidente da Signis Brasil, que também coordena o serviço de pastoral da comunicação do Sepac/Paulinas.  Foram dois dias de intenso aprendizado, com troca de experiências através das formações e oficinas teóricas e práticas.

 

encontro-pascom-2A abertura foi no Auditório Monsenhor Mateus, localizado na sede da Cúria Metropolitana de Teresina. Após a palestra seguiu a  noite cultural, animada pelo grupo musical “Entre Amigos”, da Paróquia de Santa Luzia. No sábado o cenário do evento foi o Centro de Guadalupe das Irmãs de São José, localizado na Vila Operária, zona norte da cidade. De acordo com a coordenadora da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, Cristiane Pinheiro, o encontro foi motivador para os agentes da Pascom. “Estamos em um momento de reestruturação da Pascom e o evento fortaleceu os laços e despertou ainda mais para a importância da missão que desempenhamos na Igreja”, reforça.

 

irma-helenaEntre os temas abordados estavam o incentivo à maior interação entre grupos e movimentos  da Igreja e o uso adequado e correto das redes sociais no trabalho de evangelização. “Foi uma grande satisfação para mim. Ficou claro o interesse do público presente, sobretudo na participação das paróquias. Foram muitas as sugestões dos trabalhos em grupo de como fazer crescer esse intercâmbio entre os membros de pastorais. Portanto, vejo um caminho muito promissor para o melhor serviço da Pascom dentro e fora da Igreja. Entendo que essa rede de sustentabilidade é um conceito que deve ser disseminado para que todos juntos e interligados possam contribuir no fortalecimento da missão. E fica o meu desejo que esse encontro de pessoas seja ampliado pelas redes sociais. Espero ter contribuído para a o fortalecimento desses laços”, comemora Helena Corazza.

 

“As dificuldades diárias na realização dos trabalhos como agentes de pastoral tiveram forte influência na definição dos temas abordados. Foi um momento para iluminar a nossa caminhada, afinal os desafios são diários e a nossa ação deve ser motivada diariamente. Foi gratificante contribuir para a formação dos pasconeiros”, relata Mário Jorge que integrou a comissão organizadora do encontro.

 

Agentes da Pascom e membros de outros grupos e pastorais da Igreja, além de integrantes de outras dioceses, religiosos e secretários paroquiais também participaram do momento.

 

O público presente recebeu certificado de participação e um kit contendo material didático e a camisa do encontro, além de sacola personalizada . Foram sorteados brindes entre os presentes, através de uma parceria com as Livrarias Paulinas. A coordenação do evento comemorou os resultados. “Que venha o próximo encontro e que mais uma vez possamos superar as expectativas em número de participantes e  crescimento pastoral”, finaliza Cristiane .

 

 

Por Vera Alice Brandão

Deja una respuesta