ciber-seguridad

Saiba como proteger seus dados se o seu celular for roubado

proteger seus dados

Saiba como proteger seus dados se o seu celular for roubado.- (olhardigital.uol.com.br). Pode acontecer com todo mundo. Perder ou ter o smartphone roubado, além de prejuízos financeiros, pode trazer problemas de segurança das informações, já que nos últimos anos esses dispositivos passaram a carregar senhas, e-mails, dados bancários, mensagens, fotos e contatos.

 

Para ajudar a evitar dores de cabeça, a Intel listou cinco dicas para manter suas informações seguras em caso de perda ou roubo:

  
1. Tenha senhas fortes para o desbloqueio da tela

Uma boa senha pode impedir que criminosos e pessoas mal intencionadas tenham acesso a todo o conteúdo do aparelho. A dica é usar senhas longas, com letras e números, e evitar desenhos na tela ou PINs com poucos números. “A marca dos dedos que fica na tela por causa dos movimentos repetitivos pode entregar sua senha ao criminoso”, explica a Intel.

 2. Saiba o IMEI de seu aparelho

Todo celular possui um número único de identificação. É o International Mobile Equipment Identity, IMEI. Ele pode ser encontrado dentro do aparelho, na caixa ou ao digitar *#6#. Em caso de roubo ou furto, é possível bloquear o uso na operadora com o código.

 

O IMEI também é solicitado pela polícia para fazer o boletim de ocorrência.

 

3. Use a autenticação em duas etapas

Usar a autenticação em mais de uma etapa ajuda a evitar que criminosos desbloqueiem o aparelho com facilidade. Existem algumas ferramentas que usam técnicas complexas, como o reconhecimento facial, para um desbloqueio seguro.

 

4. Tenha cópias de segurança dos dados

Mantenha um backup dos contatos, dados e fotos. Assim, em caso de perda, as informações não desaparecem.

 

5. Troque as senhas

Ao perceber que foi roubado ou perdeu o celular, acesse as redes sociais e contas de e-mail e troque as senhas o mais rápido possível. Alguns serviços, como o Facebook, permitem que o usuário mantenha as contas já logadas, o que representa um grande perigo.

 

 

Deja una respuesta